A ESBAM tem como estratégia educacional a experiência de 25 anos de sucesso na educação básica praticada no Instituto Batista do Amazonas – IBA, que atuou amplamente na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, inclusive com o antigo curso normal, cujas práticas pedagógicas foram consolidadas com base na Corrente Cognitivista.

Essa metodologia educacional ressalta a aprendizagem dos alunos por meio do ensino sistemático, interativo e compreensível. Aos professores, conscientes das teorias cognitivistas, importa desenvolver práticas que favoreçam a aprendizagem significativa.

Estamos transpondo a experiência do IBA para a ESBAM. Dentro desta visão, na ESBAM, concentramos toda atenção na escolha de professores que demonstrem talento para o exercício do magistério em um ambiente solidário, capacitando-os continuamente para que venham a alcançar a excelência na docência, apoiados em suportes didáticos compatíveis com suas práticas.

Além desses enfoques, as lideranças acadêmicas da ESBAM vêm buscando, por meio de sua proposta pedagógica, espraiar, no seio do corpo docente, a compreensão dos quatro pilares da nova educação proposta pela ONU: “aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser e aprender a viver com os outros.”