Ocorreu no dia 14/03/2019 uma amostra dos projetos de iniciação científica produzidos pelos alunos do Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da ESBAM, onde estavam presentes os alunos da SISTER ESPECIAL (Sistema Integrado de Saúde, Trabalho, Emprego e Renda), que é uma associação sem fins econômicos, de direito privado, voltada para capacitar pessoas com deficiência, pois todos os projetos apresentados envolvem ações para pessoas com deficiência, tendo um grande foco na inclusão social. Estavam presentes também alunos convidados de outras instituições, com o objetivo de trocar ideias sobre os projetos.

ESPELHO INTELIGENTE (Daniel Araújo dos Santos e Vitor Guimarães Souza): Apresenta um dispositivo que integra a um espelho uma interface com o usuário que mostra informações específicas, como horário e tempo, lista de tarefas e notificações. O sistema consiste em uma estrutura de madeira, um vidro insulfilmado, um monitor LCD, uma câmera, USB e um servidor local.

UTILIZAÇÃO DE UMA PULSEIRA E APP CAPAZ DE PRECAVER VARIAÇÕES DE RISCOS OCASIONADAS PELA PRESSÃO ARTERIAL (Diego Costa Matos, Luiz Otavio de Lima Gonzaga, Marlon Davis do Carmo dos Santos Souza e Vanessa Botelho Gomes): Tem objetivo elaborar a construção de uma pulseira e o desenvolvimento de um aplicativo para tentar amenizar os números de óbitos ocasionados pela pressão arterial elevada.

APLICATIVO DE MENSAGEM PARA DEFICIENTES AUDITIVOS (Edney Zacarias de Oliveira Junior, Fredy Douglas de Lima Moraes e Jessica Aline Moçambite Castelo Branco): Apresenta um aplicativo de mensagem visa mais do que a tradução de um idioma, servirá para a comunicação de deficientes auditivos com ouvintes, mesmo que tal pessoa não saiba linguagem de sinais.

UNIVERSITÁRIOS DO BEM (Alyson Miranda, Andrew Carnegie e Hiago Guimarães): Busca trazer uma alternativa de inclusão acadêmica através de um aplicativo, inicialmente exclusivo para sistemas baseados em Android, para alunos de cursos superiores PcD’s visuais onde outros alunos que já tenham completado a matéria em tempo hábil e sem notas baixas possam servir de tutores temporários recompensados com horas complementares.