ENADE 2018

ENADE 2018_SITE

O que é o ENADE?

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Para que serve?

Tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Portaria que regulamenta o ENADE

Portaria Nº 501, de 25 de maio de 2018. (link: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2018/portaria_enade_2018_retificada.pdf )

O ENADE é obrigatório?

De acordo com a portaria Portaria Nº 501, de 25 de maio de 2018, diz que:

Art. 8º O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, nos termos do art. 5º, § 5º, da Lei nº 10.861, de 2004. § 1º Serão considerados regulares os estudantes inscritos como: a) concluintes regulares devidamente inscritos pela IES, que atestarem participação na prova do Enade e preencherem o Questionário do Estudante; e b) ingressantes devidamente inscritos pela IES. § 2º Serão considerados irregulares os estudantes que, inscritos como concluintes regulares, deixarem de atestar participação na prova do Enade e/ou deixarem de preencher o Questionário do Estudante.

Parágrafo único. A dispensa do Enade 2018 deverá ser devidamente registrada no histórico escolar do estudante.

Quais os cursos da ESBAM farão a prova em 2018?

I – Áreas relativas ao grau de bacharel:

  1. a) Administração;
  2. b) Ciências Contábeis;
  3. c) Direito;
  4. d) Psicologia;
  5. e) Social.

II – Áreas relativas ao grau de tecnólogo:

  1. a) Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos;
  2. b) Tecnologia em Gestão Financeira;

Datas Importantes

  • 14 de agosto a 3 de setembro – Solicitação de atendimento especializado e/ou específico;
  • 3 de setembro a 21 de novembro – Preenchimento do questionário do estudante;
  • 4 a 10 de setembro – Solicitação de atendimento por nome social/indicação do curso pelo estudante de dupla graduação;
  • 9 de novembro – Divulgação dos locais de prova;
  • 25 de novembro – Aplicação do Exame.

Os resultados do ENADE?

Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria Normativa nº 19, de 2017. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Quer mais informações sobre seu curso?

Data de simulado?

Contato com a coordenação ENADE?

Em caso de dúvidas, contate o coordenador do seu curso ou envie e-mail para keilapereira@esbam.edu.br (Coordenação Geral de ENADE – ESBAM)