Brinquedoteca

Brinquedoteca:
Projeto social de Educação e Empreendedorismo Social, que forma brinquedistas alunos da instituição e comunitários que estejam interessados.
Ocorre durante o semestre com carga horária de 60h, durante os sábados intercalados das 9h as 11h e de segunda a sexta-feira das 17:30h  às 18:30h para atendimento do curso de pedagogia da ESBAM.

Coordenação: Profª Me. Darlisângela Monteiro e Eliene Freitas

Aluna monitora: Cristiane Rocha

Projeto Brinquedoteca: Aprender brincando na Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) foi elaborado visando à criação de brinquedotecas nas comunidades de baixa renda do entorno da ESBAM para contribuir para o processo de socialização das crianças, favorecendo seu desenvolvimento biopsicosocial, por meio de um acervo de brinquedos e brincadeiras de diversos tipos. No entanto, para atender a essa finalidade de modo que as comunidades adquiram autonomia, o projeto também visa formar brinquedistas dessas comunidades de baixa renda, proporcionando a aprendizagem do empreendedorismo, aos jovens brinquedistas, na construção de agentes multiplicadores para construção da autonomia nas comunidades.
Dessa forma, o projeto Brinquedoteca: aprender brincando se estabelece com duas propostas: Formação de Brinquedistas e criação de Brinquedotecas.  A primeira constitui-se no oferecimento de formação teórico-prática para jovens de comunidades carentes do entorno da ESBAM vulneráveis de entrar em situação de risco; a segunda, a criação de brinquedoteca, ou seja, espaços planejados para as crianças brincarem com materiais diversos, com a colaboração de acadêmicos, sob a responsabilidade dos brinquedistas das comunidades que passaram pelo processo de formação.
Ainda com esse projeto, temos a Brinquedoteca Itinerante que ao ser solicitada via Coordenação de Extensão da ESBAM tem participado de Ações Sociais realizadas pela instituição e por comunidades da cidade de Manaus e de municípios vizinhos, onde são desenvolvidas atividades lúdicas com as crianças.