A ESBAM apoia a Campanha Setembro Amarelo!

Manaus é a nona entre as capitais do País em caso de suicídio, segundo dados da Associação Amazonense de Psiquiatria (AAP). Os indicadores apontam, ainda que a maior parte das causas está relacionado a transtornos de humor, principalmente depressão e bipolaridade, e aquelas associadas ao uso de droga lícitas e ilícitas.

Procure ajuda a ESBAM possui a Clínica Escola de Psicologia com atendimento aberto ao público.

Contatos: (92) 98170-6182/99227-1458. E-mail: clinicadepsicologia@esbam.edu.br

 

Confira abaixo a  explicação sobre a Campanha Setembro Amarelo:

Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e trazida para o Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, a Campanha Setembro Amarelo tem como objetivo principal a prevenção do suicídio e a valorização da vida. Dados da OMS apontam que 96,8% dos casos de mortes por suicídio estão associados a histórico de transtornos mentais, diagnosticados ou não, podendo ser evitadas com o tratamento correto.

Para trazer visibilidade para a campanha, a ABP e suas federadas se empenharam em trazer o assunto a público, seguindo o preceito de que falar, da forma correta, pode ajudar a salvar vidas. Desta forma, a iluminação e decoração de prédios públicos chama a atenção para o Setembro Amarelo, atraindo os olhos da sociedade em geral e da mídia, que muito têm a contribuir na diminuição do estigma em torno do tema.

Para o presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva, a campanha está ganhando vida própria, como outras ações de conscientização feitas ao longo do ano por outras entidades. “a nossa participação deve cada vez mais focar na conscientização da população de que ideação suicida ocorre em casos em que a pessoa tem transtornos mentais, e que isto é uma emergência psiquiátrica. Estamos ajudando a população, vamos seguir em frente. Salvando vidas, é o que importa”, destaca o psiquiatra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *