O Curso Tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferecido pela Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM começou 2019 com grande novidade. No último dia 31/05, o curso conquistou a nota 4 (numa escala de 1 a 5), no processo de Renovação de Reconhecimento do Curso pelo Ministério da Educação (MEC). O MEC levou em consideração os indicadores de infraestrutura, corpo docente, biblioteca, coordenação e os alunos, além de outros fatores que contribuíram para o reconhecimento do curso na qualidade de ensino.

O reconhecimento será oficializado por meio de portaria do MEC que será publicada em breve no Diário Oficial da União. A coordenadora acadêmica da ESBAM, professora Silvia Sarubi, que acompanhou de perto o trabalho da comissão de avaliação do MEC, afirmou que o reconhecimento é a vitória da qualidade. “A nota recebida representa a qualidade que a ESBAM vem buscando e que agora está sendo possível, graças aos investimentos que estão sendo feitos pela mantenedoria. É o ápice de um trabalho em equipe, com comprometimento e conhecimento da formação que buscamos para nossos acadêmicos”, afirmou a coordenadora acadêmica.

Para André Ricardo, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a valorização do ensino é de suma importância para mostrar aos acadêmicos que a IES possui ótimas condições de educar e formar novos profissionais na área da tecnologia.

“A nota do MEC é uma confirmação de que somos referência no ensino de qualidade, levando em consideração os aspectos como a titulação dos professores, recursos didático-pedagógicos, instalações e infraestrutura física. Temos a tarefa de formar profissionais capacitados e aptos a promover o desenvolvimento tecnológico da área em questão, com vistas a atender às demandas da sociedade e do mercado de trabalho, sendo capazes de adaptação às constantes evoluções desse campo do saber”, comentou o coordenador.

A diretora geral da ESBAM, professora Sandra Queiroz, elogiou o trabalho de toda equipe pela conquista do reconhecimento. “É resultado de um trabalho em equipe que busca de forma incessante a qualidade de ensino junto com a coordenação e equipe, estimulando o espírito de pesquisa e aprimoramento, algo que foi bastante destacado na avaliação, inclusive com a apresentação de vários projetos e experimentos que foram transformados em pesquisa”, relatou a diretora geral.

De acordo com a diretora geral, vários itens do relatório da comissão de avaliação do MEC foram elogiados, como as políticas institucionais, o trabalho de apoio ao aluno que é a Capelania, o NAP (Núcleo de Atendimento Pedagógico) que é o apoio ao professor. “São segmentos importantes que a instituição tem como diferencial, e que foi muito bem visto pelos avaliadores. A equipe do corpo docente junto com o coordenador do curso foi elogiada pelo trabalho e envolvimento com os alunos. A nota 4 é consequência deste trabalho. A
instituição vai em busca da nota máxima nas próximas avaliações. Tudo é o resultado de um coletivo de muito trabalho”, enfatizou.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é considerado hoje um curso de excelência, tendo em vista a vasta inovação de sua matriz curricular. A multifacetada da graduação atende os perfis modernos das áreas de computação, podendo levar o estudante a ter o conhecimento em todas as áreas da tecnologia.

O Curso Tecnológico de Gestão Financeira da Faculdade ESBAM também ganhou reconhecimento pelo MEC em Dezembro de 2018. O curso conquistou a nota 4 (numa escala de 1 a 5), no processo de Renovação de Reconhecimento do Curso pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o coordenador do curso de Gestão Financeira, Mário José, o reconhecimento pelo MEC é fundamental para valorização do corpo docente da Instituição.

“É muito importante o reconhecimento do curso, pois mostra que estamos traçando um caminho maravilhoso, com qualidade e respeito pela educação superior. A graduação surge com uma proposta voltada a atender demandas do mercado, alinhada com o que há de mais moderno em termos gerais”, comentou.

O coordenador comenta também que a Faculdade ESBAM tem como missão formar profissionais com capacidade para desenvolver diferentes técnicas ligadas à gestão financeira, além de compreender os diversos processos em gestão com metodologias inovadoras.

A graduação em Gestão Financeira visa preparar profissionais para atuar no mercado de trabalho com análise de demonstrações contábeis, otimização de investimentos, gerenciamento e controle de orçamentos e custos. O curso é pensado por administradores, contadores, economistas e pedagogos, todos com o foco principal que é o desenvolvimento do aluno e do mercado local.