LABORATÓRIOS
Anatomia

Possui uma ampla sala de aula com 08 mesas de dissecação aço inox, distribuídas numa área de 26,77m2 para exposição de peças anatômicas ósseas diversas e 07 esqueletos de animais domésticos. Há uma sala de acondicionamento de peças anatômicas de 24,94 m2, com duas cubas com capacidades de 2000 litros cada.

O laboratório possui ventilação e iluminação adequada para o bom desenvolvimento das aulas práticas. O piso é lavável, o que facilita a manutenção e limpeza local. Este laboratório tem capacidade de atendimento para até 60 alunos funcionando pela manhã, tarde e noite para estudo dos Cursos de Graduação Medicina Veterinária e Ciências Biológicas.

 

Necrópsia

O Laboratório de Necropsia ocupa uma área de 52,16m2 no prédio Anexo I. Possui 04 mesas de aço inox para exposição de peças anatômicas; cadeiras para alunos; 01 caixa de necropsia e 03 freezers (armazenamento de animais para estudo). O piso é lavável, o que facilita a manutenção e limpeza local. Este laboratório tem capacidade de atendimento para até 40 alunos funcionando pela manhã, tarde e noite para estudo do Curso de Graduação Medicina Veterinária.

 

Zoologia e Botânica

O Laboratório de Zoologia e Botânica ocupa uma área de 26,87m2 no prédio acadêmico central. Estruturado com bancadas e pias, destinado à preparação de material didático tais como, lâminas permanentes para microscopia nas aulas de botânica, zoologia e histologia; fixação de material zoológico e botânico em líquido (álcool, formol) ou seco. Abriga, ainda, as coleções didáticas de Invertebrados e Vertebradas, e materiais de estudo de botânica. Este laboratório tem capacidade de atendimento para até 20 alunos funcionando pela manhã, tarde e noite para estudo dos Cursos de Graduação Medicina Veterinária e Ciências Biológicas.

 

 

Raio X

O Laboratório de Radiologia ocupa uma área de 24,45m2 no prédio Anexo I. Possui uma sala de Raio X devidamente preparada para a realização de exames radiológicos, com paredes baritadas, piso antiderrapante e lavável, bem iluminada e arejada. Possui uma sala de câmara escura – área de 5,52 m² devidamente preparada para revelação de filmes, manuseio dos produtos químicos para revelação e com iluminação e saída de ar específico para o setor. Este laboratório funciona pela manhã para estudo do Curso de Graduação Medicina Veterinária, e tarde / noite para casos de emergência da CLINIVET.

 

 

Microscopia

O Laboratório de Microscopia ocupa uma área de 88,14 m2 no prédio acadêmico central. O espaço possui condicionador de ar, quadro branco e iluminação adequada para o bom desenvolvimento das aulas práticas. Ao todos são 22 microscópios, com capacidade de atendimento para 44 alunos funcionando pela parte da manhã, tarde e noite para aulas práticas dos Cursos de Graduação Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Psicologia e Pós-Graduação em Microbiologia Geral.

 

Multidisciplinar

O Laboratório Multidisciplinar ocupa uma área de 70,80 m2 no prédio acadêmico central. Os pisos e paredes são laváveis, facilitando a manutenção e limpeza local. O laboratório possui cabine de exaustão, cabine de fluxo laminar, condicionador de ar, quadro branco e iluminação adequada para o bom desenvolvimento das aulas práticas. Além de se prestar à lavagem de vidrarias, secagem de materiais, pesagem de materiais e esterilização dos materiais de uso dos laboratórios e da clínica veterinária. Este laboratório tem capacidade de atendimento para até 30 alunos funcionando pela manhã, tarde e noite para aulas práticas dos Cursos de Graduação Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Psicologia e Pós-Graduação Microbiologia Geral.

 

 

Fazenda Experimental

Localizada na Estrada ZF1, Margem Esquerda, KM 04, Distrito Agropecuário Manaus, a Fazenda Experimental da ESBAM possui uma área de 1000 hectares. A propriedade faz parte da estrutura do curso de Medicina Veterinária e está disponível para ser utilizada pelos outros cursos da Instituição. As disciplinas de Ecologia da Amazônia; Bioclimatologia Animal; Agrostologia; Clínica Médica de Grandes Animais; Doenças Parasitárias; Patologia Animal; Patologia; Clínica Cirúrgica II e Tecnologia de Produtos de Origem Animal frequentemente utilizam a fazenda experimental para suas aulas práticas.

Atualmente a fazenda experimental encontra-se em fase de expansão onde serão construídos novos laboratórios, salas de aula e instalações rurais.

 

Informática

A ESBAM possui três salas destinadas aos laboratórios de Informática, com um total de 65 computadores. Todas as máquinas possuem acesso à internet. Um dos laboratórios é exclusivo para os cursos de Sistemas de Informação e Contabilidade. Os demais atendem os outros cursos da Instituição, exceto o curso de Direito, que possui laboratório próprio.

 

Línguas

O laboratório de línguas possui todos os equipamentos de áudio e vídeo, além de boxes individuais de estudo, com o objetivo de proporcionar aos alunos de língua estrangeira o desenvolvimento da habilidade auditiva, além da fala, escrita e leitura. Os acadêmicos da licenciatura em Letras, nas disciplinas inglês e espanhol, utilizam o laboratório desde o primeiro período até o final do curso.