O vice-governador e secretário estadual de saúde do Amazonas, defensor Carlos Almeida ministrou na noite desta segunda-feira (04) uma Aula magna, para dar boas vindas aos novos alunos dos 12 cursos de graduação e dos 3 cursos tecnológicos da Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), no primeiro semestre de 2019.

A solenidade aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), localizada na Zona Centro-Sul de Manaus. A mesa de honra do evento foi composta pelo Dr. Carlos Almeida, vice-governador do estado do Amazonas, Dr. Rubenito Cardoso Júnior, representante legal da ESBAM, pelo defensor público Fernando Figueiredo Serejo Mestrinho, representante do defensor público-geral do Amazonas, pela subprocuradora adjunta do município, Ana Beatriz da Motta, representando o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, pela Professora Sílvia Maria Sarubi de Lyra, coordenadora acadêmica da ESBAM, Marco Aurélio Choy, presidente da OAB-AM, Evelyn Vanneli de Figueredo Castro, representante do secretário estadual de educação, Jacob Moysés Cohen, vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Afonso Luiz Costa Lins Júnior, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas, Manoel Carlos de Oliveira Júnior, presidente do Conselho Regional de Contabilidade e Alcione Ribeiro Azevedo, presidente do Conselho Regional de Biologia.

A cerimônia iniciou com uma palavra da professora Sílvia Maria Sarubi de Lyra. Ela destacou que a aula magna é uma maneira de o aluno ter o primeiro contato com a academia. “Esse é um momento em que o aluno passa a entender o que é ser universitário. Ele começa a descobrir novas oportunidades de carreira para o mercado de trabalho, e consequentemente ele passa a ganhar autonomia e responsabilidade”.

Segundo a coordenadora de extensão e assuntos comunitários da ESBAM, Sandra  Miranda de Queiroz, a aula magna além de ser o primeiro momento do aluno com o universo acadêmico, também é uma maneira proporcionar a ele motivação para iniciar a graduação.

O representante legal da ESBAM, Dr. Rubenito Cardoso Júnior, em seu discurso falou que a ESBAM é uma instituição de ensino superior dinâmica que tem buscado prestar serviços educacionais de qualidade e excelência para a sociedade amazonense. Ele ainda disse que a instituição investiu em tecnologia para facilitar e dinamizar a metodologia no ensino-aprendizado do aluno. “A ESBAM atualmente conta com uma grande plataforma virtual de acervo periódicos, denominada EBSCO e com a maior biblioteca virtual nacional, chamada Minha Biblioteca, para atender todos os cursos. É um acervo de acesso livre para alunos e professores. São mais de oito mil títulos de livros, revistas e periódicos científicos das mais conceituadas editoras do país. A vantagem é que o aluno praticamente não precisa mais comprar livros,” destacou.

Com o tema “Motivação”, a aula ministrada pelo vice-governador do Amazonas, Dr. Carlos Almeida, simbolizou oficialmente o início das atividades acadêmicas da ESBAM em 2019. Carlos é graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas e em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia, com mestrado em Função Social do Direito e doutorado em andamento, também na área de Função Social do Direito.

Em sua palestra, o vice-governador do Estado destacou que o aluno deve valorizar durante sua vida acadêmica a formação de cursos de especialização. “Aproveite a rara e ímpar oportunidade de especialização em graduação porque ela faz a diferença na vida do estudante.”

Segundo o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas do Amazonas (UFAM), Jacob Moysés Cohen, é necessário que as universidades do nosso Estado criem cursos de graduação para valorizar as riquezas da nossa região. “É preciso que a universidade busque políticas públicas que resgate a população do interior do nosso Estado e que leve saberes que o homem caboclo sabe trabalhar, como a piscicultura, a agropecuária e a construção naval. No Pará, por exemplo, tem quatro universidades públicas federais ligadas ao empreendedorismo, à realidade da nossa população de ribeirinhos.”

1 responder
  1. Noticiando
    Noticiando says:

Parabéns aos novos administradores. A ESBAM é dos Amazonenses. A Internet não falha. Só na Bahia esse AMOS ALVES SANTOS enganou mais de 1.600 alunos. Lá ele tem uma instituição chamada FACITE. O MEC libera 100 vagas e ele matricula 1.600 e fica com o dinheiro de todo mundo sem pagar professor e sem dar diploma válido. Dizem que ele atua em vários estados do Nordeste. Muita gente foi enganada. Olhem os processos aí: