A Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) realizou um culto ecumênico, nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, para agradecer a Deus pelo novo momento na história da gestão da instituição. A celebração foi realizada na nova Área de Convivência da Faculdade.

A cerimônia foi celebrada pelo padre Hércules Antônio de Lima, capelão militar do Exército e pelo pastor da igreja batista, Sebastião Alves Valente, ex-capelão da Faculdade ESBAM. As boas vindas da celebração foi feita pelo diretor-geral Vanylton Bezerra dos Santos.

O culto contou com a presença de alunos, professores, coordenadores de cursos, familiares, funcionários, gerentes e gestores da ESBAM.

Segundo o padre Hércules, o culto ecumênico foi uma forma de celebrar a comunhão e quebrar as barreiras, principalmente a religiosa. “A ESBAM assume publicamente este novo momento através da celebração. É a abertura ao novo, ao crescimento dinâmico da vida, iniciando com as bênçãos de Deus. Todos somos filhos amados de Deus, independente de tudo”, disse Hércules.

Para o pastor Sebastião Alves o culto ecumênico foi uma oportunidade para expressar a adoração a Deus. “O culto em si já é um ato de louvor a Deus; o compartilhar da celebração com o padre foi positivo”, comentou.

A coordenadora acadêmica da Faculdade ESBAM, Sílvia Maria Sarubi de Lyra disse que a ESBAM está vivendo um renovo. “Esse é um momento de agradecimento e gratidão por uma nova oportunidade concedida por Deus para nós da ESBAM, que vivemos momentos difíceis e agora estamos tendo uma chance de recomeçar de forma estruturada e com objetivos definidos”.

Para a coordenadora de pós-graduação e extensão, Sandra Miranda de Queiroz, o culto de ação de graças foi realizado para fazer agradecimentos e pedir as bênçãos de Deus pelo ano que se inicia. “Por sermos uma instituição com filosofia cristã e confessional, e por termos uma comunidade acadêmica diversificada em termos religiosos, decidimos realizar um culto ecumênico para que todos pudessem se sentir abraçados e acolhidos pela instituição, pedindo que a continuidade dos trabalhos seja com a mesma qualidade que um dia já teve; com a paz que nós tivemos, buscando, sobretudo o respeito à comunidade acadêmica, voltado tanto para o conforto das pessoas, para a qualidade do atendimento e do ensino”, disse a professora.

Em seu discurso o representante legal da Mantenedoria da ESBAM, Dr. Rubenito Cardoso Júnior deu uma palavra de incentivo aos alunos. “Caros alunos, quero aproveitar essa oportunidade para desejar a todos vocês, uma caminhada acadêmica cheia de sucesso e de muita dedicação porque é na academia que construímos boa parte do nosso conhecimento”, disse.

Em entrevista Rubenito ainda destacou que a ESBAM está vivendo um novo momento em sua história. “A ESBAM é uma das instituições de ensino superior do Amazonas que mais cresce em nossa região. Há 18 anos ela oferta serviços de educação superior de qualidade e excelência para a sociedade amazonense. Por esses motivos, estamos retomando os seus planos de crescimento acadêmico e de qualidade de ensino”.

Rubenito também afirmou que nos últimos meses a ESBAM vem realizando várias reformas e melhorias em sua infraestrutura física. “A ESBAM fez a aquisição de um novo estacionamento, troca de 500 metros quadrados de telhas novas, reformas das carteiras e salas de aulas para oferecer conforto e comodidade aos alunos. Reformamos à Área de Convivência e colocamos novos banheiros; construímos um mini auditório para cursos e palestras, uma brinquedoteca, onde será possível deixar os filhos dos alunos; investimos na aquisição de carteirinhas e catracas eletrônicas; na área de tecnologia investimos em melhorias na internet wi-fi, saindo de 10 megas para 100; adquirimos 26 novos computadores para os laboratórios dos cursos de Sistema de Informação e Análise de Sistemas, como também para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em RH e Gestão Financeira; também reforçamos a segurança interna e externa da ESBAM e mudamos as coordenadorias de cursos, colocando baias que proporcionarão mais privacidade aos coordenadores”.