Apresentação

A fazenda está localizada na Vicinal ZF-1, km 4 da AM 010, km 53. Do total de 1.000 ha, dispõe de 90 ha de área descoberta, incluindo pastagens de capim Brachiaria humidicola (quicuio-da-amazônia), para pastejo direto, sendo o capim Pennisetum purpureum (capim napier ou elefante). Mais de 900 hectares estão em condições de preservação ambiental, sendo que inclui ainda uma APP (Área de Preservação Permanente) onde está um igarapé com água corrente o ano inteiro. Essa área apresenta-se dentro das normas vigentes de preservação ambiental.

Coordenação

Coordenação do Curso de Medicina Veterinária
Prof. Me. José Allan Soares de Araújo

Serviços

Neste ambiente são realizadas as aulas práticas dos cursos de medicina Veterinária e Ciências Biológicas. Na Veterinária, a fazenda atende várias disciplinas, da área de produção como agrostologia, nutrição animal, bioclimatologia animal, melhoramento animal, produção e manejo de ruminantes, equinos, aves e peixes, economia e administração rural, extensão rural e ecologia amazônica e saneamento ambiental aplicado.

Na área de sanidade animal incluem as disciplinas de semiologia, parasitologia e doenças parasitárias, patologia animal e clínica, toxicologia veterinária, doenças infecciosas, clínica médica e cirúrgica de grandes animais, fisiopatologia e biotecnologia da reprodução e obstetrícia veterinária.

Dentre os procedimentos práticos, são realizadas práticas de manejo e cultivo de pastagens, preparo de solo, exames clínicos e cirúrgicos em grandes animais, exames ginecológico e andrológico, diagnóstico de prenhez, coleta de material para exame laboratorial, pesquisa de plantas tóxicas e produção de ruminantes. Estes procedimentos são realizados em bovinos e equinos.

A fazenda conta com dois funcionários, sendo duas famílias, que prestam serviços aos animais e auxiliam nas aulas práticas, na contenção dos animais.

Estrutura da Fazenda Experimental

Possui também duas casas de madeira, sendo uma de apoio para as aulas práticas dos cursos de medicina veterinária e ciências biológicas, e a outra de funcionário. Tem um curral para bovinos e baias para equinos, sala de ração com máquina forrageira. Outras ferramentas incluem roçadeira mecânica, máquina forrageira, terçados, enxadas, carrinhos de mão, foices, pás e pulverizador costal. As áreas de pastagens são cercadas com arame farpado e estacas de madeira, servindo ainda de divisórias entre piquetes.

Área Toral – 1.000 hectares.

Os animais da fazenda são 16 bovinos e 02 equinos.

Vídeo

Fotos