PRODUCAO TEXTUAL
Produção Textual à Luz do Mercado de Trabalho / Ler, Compreender e Produzir Textos.

O Curso de Letras da Escola Superior Batista do Amazonas-ESBAM, visando interagir os conhecimentos desenvolvidos com atividades de ensino e pesquisa.com a sociedade, construiu um programa Letras na Comunidade. Nessa ação estaria envolvidos professores e alunos em atividades de leituras, palestras e oficinas de produção textual. O objetivo é para atender a comunidade, do entorno da ESBAM, com faixa etária adequada a se inserir no mercado de trabalho. Para desenvolver o programa, instituiu-se o projeto “Produção Textual à Luz do Mercado de Trabalho” que iniciou em 2007/2 e foi executado nos anos subsequentes. No entanto, em 2008/2, o público interessado foi de jovens, com idades variando entre 11 e 17 anos.

Em 2009/1, o colegiado do curso entendeu que novos caminhos devem ser buscados a fim de atender, especificamente, tanto aqueles que estão a procura de trabalho como aqueles que, ainda, não estão na idade de trabalhar, mas querem ter maior domínio da língua materna.

Diante disso, foi construído o projeto Ler, Compreender e Produzir Textos que atuará paralelamente ao projeto Produção Textual à Luz do Mercado de Trabalho quando professores, alunos e comunitários estarão integrados para trabalhar a cidadania, procurando reativar as relações que se estabelecem no cotidiano de cada indivíduo, ou melhor, mudanças constantes e velozes as quais exigem dinamismo e competências para atuar no contexto social.

Nesse sentido, e, diante dos resultados obtidos pelos órgãos nacionais que avaliam a evolução do desempenho e dos diversos fatores associados à qualidade e à efetividade do ensino ministrado nas escolas brasileiras, que tanto têm repercutido na sociedade, o Curso de Letras da ESBAM propõe-se, por meio da Extensão, construir um espaço permanente de construção da cidadania para formação dos acadêmicos de forma que se possa articular uma sociedade mais justa e igualitária.

Curso proponente: Letras

Coordenadora do Curso:Profa. Me. Hydelvidia Cavalcante de Oliveira Correa

Coordenadora do Projeto: Profª. Sônia Costa Maquiné