CEUA
Comitê de Ética no Uso Animal

Em 26 de maio de 2009, criou-se, através de nomeação da Diretora Geral da ESBAM, o Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA-ESBAM) para atender uma demanda da sociedade que cobra por ética e respeito para com os animais. Além de cumprir este papel social, o CEUA-ESBAM atende a exigências legais (Resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária, n. 875/2007; n. 877/2008; n. 879/2008; lei n.1.794/2008; lei n. 5.517/68) no que diz respeito ao uso de animais em aulas práticas, pesquisa e eventos. Deste modo, a ESBAM é uma das pioneiras a na região norte do país a ter um CEUA devidamente cadastrado e legalizado de acordo com a legislação vigente.

Assim, TODAS as atividades (aulas, pesquisas, eventos etc.) em que a ESBAM for colaboradora ou executora, realizada dentro ou fora da instituição, quando houver a utilização de animais, são previamente analisadas pelo CEUA-ESBAM, mediante ao preenchimento de formulário próprio e submissão de projeto conforme previsto no Regimento Interno.

O CEUA-ESBAM está cadastrado na Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório / SBCAL (antigo COBEA), e atualmente encontra-se em fase de cadastramento no Conselho Federal da Medicina Veterinária e ainda no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal.

Formulários

Informações:
(92) 3305-1857