Em comemoração ao dia do Assistente Social, a Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), por meio do curso de Serviço Social, promoveu no último dia 17/05, a VIII Jornada “Regressão de Direitos tem Classe e Cor: Assistentes Sociais Contra o Racismo”. O objetivo da ação foi promover a discussão acerca do racismo enquanto bandeira de luta e resistência, além de mostrar o papel do profissional sobre o tema referido.

O evento proporcionou a integração entre discentes, docentes e profissionais do campo de atuação em defesa dos direitos da população negra. A coordenadora do curso de Serviço Social, professora Simone Moraes Lisbôa, ressaltou o intuito da atividade.

“Diante do desmonte das políticas públicas da atual conjuntura política, os direitos sociais e políticos se perdem e a população que é mais atingida são as pessoas pobres e negras. Por essa razão, em deliberação do conselho pleno, foi determinado que fizéssemos uma campanha em defesa da população negra que é 80% dos habitantes do Brasil. É de suma importância promover um espaço de discussão aos discentes e docentes para falar das experiências profissionais e dificuldades encontradas nesse contexto histórico”, comentou a coordenadora da jornada.

Para a aluna do 5° período do curso de Serviço Social da ESBAM, Nolita Uchôa, a jornada serviu como estímulo para a profissão.

“O evento foi muito importante, pois reforçou a perspectiva crítica que o curso de Serviço Social nos traz, além de enaltecer os nossos princípios no quis diz respeito a não discriminação. O racismo ainda é bastante presente na nossa sociedade e é nosso dever como futuros assistentes sociais levar a conscientização desse tema que é tão esquecido”, relatou a acadêmica.

A atividade contou com a presença dos acadêmicos do Centro Universitário Fametro, Universidade Paulista (unidade flores e centro), Universidade Nilton Lins e o Movimento Negro de Mulheres de Manaus.