Um culto especial em Ação de Graças foi realizado da tarde desta quarta-feira, 20/03, pela passagem dos 19 anos de atividades da Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM). O evento foi realizado na Área de Convivência da instituição, com o objetivo de expressar gratidão a Deus pelas suas conquistas ao longo de quase duas décadas de serviços educacionais prestados na área do ensino da educação superior.

A celebração contou com a presença do Diretor Geral da ESBAM, Vanylton Bezerra dos Santos; do representante legal da ESBAM, Dr. Rubenito Cardoso da Silva Júnior; da coordenadora Acadêmica da Faculdade ESBAM, professora Sílvia Maria Sarubi de Lyra; da coordenadora de Extensão e Pós-graduação, Sandra Miranda de Queiroz; também marcaram presença funcionários, professores, coordenadores de cursos e alunos.

O culto foi dirigido pelo capelão da ESBAM, pastor Sebastião Valente Alves. Além disso, o solista e ex-aluno da ESBAM, Israel Gomes conduziu os convidados para cantarem as canções religiosas Bem Mais que Tudo e Sonda-me, usa-me.

Histórico da ESBAM

A Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) foi idealizada e fundada no dia 20/03/2000 pelo professor Elizeu Rodrigues de Lima. O nome Escola Superior Batista do Amazonas foi determinado com o propósito de formar apenas professores, mais tarde expandiu-se para ofertar também bacharelados como Medicina Veterinária e Zootecnia, entretanto manteve-se o nome, pois a IES já havia se firmado com uma instituição educacional de qualidade e comprometida com o desenvolvimento regional.

A ESBAM foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), em 27 de dezembro de 1999, para oferecer o curso de Letras e posteriormente houve a autorização para Pedagogia, Matemática e Ciências Biológicas, destinando-se, todos, à formação de professores da Educação Básica.

A ESBAM hoje é uma instituição de ensino superior que oferta:

• 15 cursos de graduação, entre licenciaturas e bacharelados, com formação nas áreas de humanas, exatas e ciências biológicas;
  • 3 cursos de graduação tecnológica;
  • Cursos  de idiomas (inglês e espanhol);
  • Cursos de aperfeiçoamento e capacitação por meio da coordenação de extensão.

Cursos oferecidos pela ESBAM:

Licenciaturas:

• Letras
  • Matemática
  • Ciências Biológicas
  • Pedagogia

Bacharelados:

• Medicina Veterinária
  • Direito
  • Ciências Contábeis
  • Administração
  • Serviço Social
  • Psicologia
  • Sistemas de Informação
  • Engenharia Civil

Cursos tecnológicos da ESBAM

• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Financeira

Na área de Pós-graduação a Faculdade ESBAM possui 55 cursos de especialização cadastrados no MEC, abrangendo áreas como exatas, biológicas, saúde, engenharia, ciências sociais aplicadas, educação e gestão.

Novos investimentos e melhorias na ESBAM

Nos últimos meses, a Faculdade ESBAM vem realizando várias reformas e melhorias em sua estrutura física tais como a aquisição de um novo estacionamento; a instalação de novos bebedouros na instituição; reformas das carteiras e salas de aulas para oferecer conforto e comodidade aos alunos.

Construímos também mini auditório para a realização de palestras, cursos e atividades acadêmicas; novos banheiros na área de Convivência da instituição para atender a demanda da comunidade acadêmica.

Na área de segurança e controle de acesso dos alunos, investimos na aquisição de equipamentos para a confecção de carteirinhas e de catracas eletrônicas para a nossa instituição.

Fizemos investimentos em uma brinquedoteca com o objetivo de atender ao curso de Pedagogia e, proporcionar o brincar e o lazer às crianças; esse é também um espaço lúdico-pedagógico onde será possível deixar os filhos dos alunos, professores e funcionários da área administrativa, sendo monitorados por profissionais. Na brinquedoteca haverá jogos educativos, cantinho para leitura, banheiros exclusivos para as crianças e câmeras de monitoramento para que os pais possam acompanhar o que ocorre com os filhos enquanto estudam ou trabalham.

Além disso, a ESBAM também tem se preocupado em fazer investimentos em tecnologia para auxiliar o ensino e aprendizado dos nossos alunos.  Hoje contamos com uma biblioteca de acervo físico e duas bibliotecas virtuais que reúnem um acervo de mais de oito mil títulos de livros, além de revistas e periódicos. Investimos em melhorias na internet wi-fi da nossa instituição; saímos da velocidade de 10 megas para 100.

Na área de tecnologia também aplicamos investimentos na aquisição de 26 novos computadores para os laboratórios dos cursos de Sistema de Informação e Análise de Sistemas, como também para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnológico em RH e Gestão Financeira.

Na estrutura física da ESBAM fizemos a troca de 500 metros quadrados de telhas novas. Reformamos a Área de Convivência da Faculdade, com a eliminação de todo o desconforto existente. E ainda compramos novas cadeiras e mesas para humanizar e dar conforto aos alunos nesse ambiente.

Dentre as diversas melhorias na instituição destacamos ainda o reforço na segurança interna e externa do prédio e a mudança das coordenadorias dos cursos, com baias que proporcionarão total privacidade aos coordenadores e alunos.