Com o propósito de contribuir para a valorização e ampliação de conhecimentos referentes à literatura do Amazonas, além de incentivar a leitura e a produção literária local, a Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), realizou nos dias 30 e 31 de outubro de 2018 a IV Semana de Letras e Pedagogia com o tema: “A Literatura do Amazonas – Sua História em Vários Contextos”.

007

O evento contou com palestras, minicursos, oficinas e apresentações culturais. A professora dos cursos de Letras e Pedagogia, Lucilene Pacheco, destacou a relevância das atividades. ”A objetividade da semana é proporcionar aos nossos acadêmicos uma maior reflexão sobre a história da literatura do Amazonas. Nesse sentido, temos a intencionalidade de despertar nos alunos a vontade de apurar o contexto do Amazonas acerca da Literatura”, explicou.

DSCF2018

DSCF2026

Para Ricardo Santiago, aluno do 8º período do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa da ESBAM, o evento o ajudou a enriquecer seu currículo e engrandecer o conhecimento por meio da Literatura Amazonense. “É gratificante ter essa troca de informações e perceber que a Literatura do Amazonas faz sucesso mundo a fora. Exemplo disso é o escritor Milton Hatoum que é considerado um dos maiores escritores do Brasil”, ressaltou o finalista do curso.

Selecionada1

A professora do curso de Pedagogia, Luana de Freitas Rodrigues da Silva, que leciona as disciplinas de TCC, Estágio e Lúdico na Aprendizagem, ministrou a oficina “Técnicas de Contação de História na Educação Infantil”. Ela destacou a importância da atividade.

Selecionada3

010

“A oficina teve como objetivo trazer essa reflexão para os futuros professores sobre a importância da contação de histórias para as crianças porque ela amplia o vocabulário das crianças, amplia a capacidade de pensar, de criar, de imaginar, além de trabalhar a linguagem oral e escrita. Isso sem falar que o nosso foco maior, enquanto professores, é de passar o hábito da leitura para as crianças”, disse a professora ressaltando que o curso de Pedagogia da ESBAM trabalha as aulas práticas para que os futuros profissionais da Educação já possam se sentir dentro da sala de aula.